sábado, 19 de novembro de 2011

Entrevista Fotossintese: Vanessa Passos

Esta entrevista foi realizada com a função de servir para um trabalho de aula, mas ficou tão boa que resolvi publicá-la aqui no Fotossintese. A seguinte pauta foi utilizada para ela: Realizar uma entrevista sobre o futuro profissional de certa pessoa e com está seu cotidiano acadêmico. Escolhi a Vanessa Passos, 17, uma amiga que faz Arquitetura e Urbanismo, fiquei tão orgulho de meu desempenho no que se diz respeito, á perguntas e a maneira que ela respondeu elas, de maneira completamente brilhante. Ambos interagiram e se esforçaram muito. Esta foi, sem dúvida, a primeira de muitas entrevistas...Bem feitas...


Felipe: No início com certeza, as inevitáveis dúvidas de qual caminho seguir, aconteceram. Àquelas que mais se confundiam com o desejo de ser ou com a capacidade de seu talento.  Eu gostaria de saber, dentro destas condições, quais foram as áreas que você queria seguir? Que fatores foram marcantes para a escolha do atual curso?

Vanessa: Sempre tive grande fascínio pela área de exatas, durante o colegial descobri tamanha facilidade com relação aos cálculos e problemas expostos pela matemática. Esta paixão desenvolvida foi um dos principais fatores responsáveis pela escolha de meu atual curso, a arquitetura. Não somente os cálculos foram pontos decisivos, mas também a herança obtida com a morte de meu avô, sua biblioteca, a qual desde criança em sua casa me maravilhava com as referências literárias da sessão de obras arquitetônicas, e que no dia de sua morte, ao abrir um destes livros, tive a certeza, de que era aquilo que queria fazer, construir obras que fundidas a arte, inspire pessoas, e que através de formas geométricas e expressões volumétricas estas pessoas possam ser levadas a reflexão.

Felipe: A família sempre quer dar seus palpites sobre a sua escolha. O que eles acharam de sua escolha?

Vanessa: Sempre e apoiaram, ainda que a escolha pelo curso de Arquitetura e Urbanismo fosse algo distinto de suas profissões, sempre tive total apoio por parte de meus pais, tive respeito quanto ao meu desejo profissional.

Felipe: Eles possuem uma formação especifica em alguma área? Qual? Eles tentaram insistentemente fazer você desistir ao longo do semestre e trocar para a área deles também?

Vanessa: Sim, minha mãe é formada no curso de Letras, apesar de não atuar mais na área. Quanto ao meu pai, formado em Administração. Ainda que tivesse a oportunidade em ingressar na área administrativa por ter certo domínio com o meio por parte da profissão paterna, ainda assim optei por seguir o desejo pessoal, sempre recebendo total apoio de minha família, que investe grandemente em meu desenvolvimento acadêmico na minha área de curso.

Felipe: Qual é sua expectativa para o mercado de trabalho nesta área? Você vê um curso bastante concorrido e procurado? Boas perspectivas para o futuro na Área? E uma breve avaliação de como anda nos dias atuais?

Vanessa: O curso de Arquitetura e Urbanismo com o passar dos anos tem se desenvolvido cada vez mais no país, a densidade da relação candidato/vaga em distintas universidades tem sido superior a cada concurso vestibular realizado, tudo em prol de um país que está se construindo ainda, que vem se desenvolvendo em decorrer de eventos futuros, a oportunidade de sediar uma Copa do mundo, ou então Olimpíadas tem exigido uma série de mudanças no que diz respeito á construção civil. Aliado ao crescimento quanto à edificação, estão os recursos de sustentabilidade que tem sido a proposta em grandes projetos, a opção por uma arquitetura sustentável, que têm seu apogeu no Chile e na China, tem se repercutido aos demais países de tamanha forma, apresentando uma nova forma de construir, de e usar materiais em função do reaproveitamento, uma escolha do ecologicamente correto.

Felipe: Você atualmente se especializa em algum outro tipo de curso paralelo? Qual?

Vanessa: Sim, juntamente com a graduação no curso de Arquitetura, realizo a conclusão em um curso Técnico de Design, o que contribui em demasia para com meu desempenho universitário.

Felipe: Todos nós sabemos como é bom conhecer lugares diferentes. Viver uma experiência diferente em lugares distintos, na maioria das vezes, viver da miscigenação de culturas, aprendendo novos hábitos e costumes. Sem falar no novo idioma que você aprende a falar e nos lugares maravilhosos que você descobre. Dentro de todos esses fatores você planejaria fazer um intercâmbio? Para onde?

Vanessa: Sim, todos anseiam em conhecer o mundo, ou denominado lugar do qual mesmo longe, temos certa identificação com este. Tenho grandes planos em realizar um intercâmbio, quanto ao destino, são muitos, mas meu maior desejo é poder acompanhar de perto os princípios arquitetônicos deixados pelo passado, na Grécia e na Itália, mais especificamente em Roma. Sem duvidas, estes são lugares que almejo poder ter o prestigio em reviver a história, em sentir a verdadeira arte herdada por pessoas que deixaram seu legado e que se tornaram tamanhas influências em nosso presente.

Felipe: Sabemos que o Inglês é fundamental nos dias de hoje, ainda mais com a realização da Copa de 2014. Você já o domina? Tens conhecimentos em outros idiomas, que lhe qualificam cada vez mais como um grande profissional no mercado de trabalho?

Vanessa: Sim, desde muito jovem tive tamanha dedicação para com o domínio de uma segunda língua, que no caso, a língua inglesa, onde tenho domínio avançado.
Minha a família é de origem espanhola, sendo assim, tenho avós que dominam a língua, por vezes tentei obter domínio da língua também, porém, o inglês fez-se superior no aprendizado.

Felipe: Os meios de comunicação estão sempre presentes em nos dias atuais, no futuro podemos ficar cada vez mais dependentes deles. Através de que meios você tem acompanhado a demanda por profissionais de sua área?

Vanessa: Sou uma pessoa adepta da leitura, sendo assim, por meio desta mostro-me em interação com os assuntos e novidades do meu meio de interesse e estudo. Livros, revistas, e jornais, são os principais meios pelos quais acompanho a demanda por profissionais de minha área, sendo a internet também um importante recurso.

Felipe: Já atuou ou atua na área, através de estágios, ou até felizmente, como um profissional em grande desenvolvimento?

Vanessa: Já atuei na área da Arquitetura com uma renomada arquiteta a qual tive o imenso prazer de trabalhar lado a lado. Assim como também já realizei projetos no meio do Design. Porém atualmente dedico-me inteiramente aos estudos, para que estes possam ser concluídos brevemente.

Felipe: Fazendo uma breve avaliação de seu desempenho dentro da área e uma breve retrospectiva de como foi os estudos até agora, qual seria seu diagnostico para o futuro?

Vanessa: Sempre tive um ótimo desempenho acadêmico, me mostrei uma pessoa com sede de conhecimento, de busca por experiência, sempre estive aberta a aprender. Tudo o que realizei, foi sempre visando o maior e melhor resultado possível, o que na maior parte das vezes atingi. Gosto de testar minha capacidade, de expandir meu conhecimento, de ser o melhor que posso. Até então fui o mais longe que pude em cada situação, e fui recompensada por minha insistência, por meu desempenho. Mas nada terminou, ainda há caminho pela frente, e estou disposta a ir o mais longe possível, até onde me for permitido, sempre com o objetivo e busca de sucesso em cada feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário